Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 1 de outubro de 2016

Parati - RJ

"Estive em Paraty em Outubro e Dezembro/09 com a minha amiga Karla, ficamos hospedadas no "Hostel Casa do Rio", fica bem próximo do Centro Histórico e eu recomendo. Foi uma viagem muito especial para mim, pois até então eu só conhecia a Região dos Lagos no RJ e Poços de Caldas em MG, quando marcamos esta viagem, eu fiquei tão ansiosa que mal consegui dormir à noite e como eu adoro aventuras foi um prato cheio, curti muito a viagem.
Confesso que já haviam me dito que era lindo, mas é muito mais que isto, o lugar encanta, a beleza natural é um reduto de paz, cores e sabores.
À primeira vista parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha espremida entre a serra e o mar e que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. No Centro Histórico, a moldura é formada por preservados casarões coloniais, igrejas dos séculos XVIII e XIX e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque onde o tráfego de automóveis é proibido. Basta circular pelas ruelas para conferir uma cidade pulsante, charmosa, com gente, sotaques e paladares do mundo inteiro, combinando tradição e modernidade.
Paraty reúne ainda praias e cachoeiras. Na estrada para Cunha ficam quedas d´água que formam piscinas naturais perfeitas para banhos, como Pedra Branca e Tobogã. Já na vila de Trindade, a 20 quilômetros, praias selvagens e acessíveis por trilhas, como a do Sono e do Cachadaço, atraem a turma jovem e aventureira. Quando for para Paraty, não pode deixar de ir até o Cachadaço, localizado numa comunidade de pescadores em Trindade, um lugar simplesmente maravilhoso, onde se forma uma piscina natural com águas cristalinas e os peixinhos coloridos são lindos, é um dos melhores lugares de Paraty. A trilha é cansativa, mas tem como voltar de barco, foi o que fizemos.
Para quem não quer saber de caminhadas, barcos partem do cais todos os dias para passeios pela baía e suas ilhas, o passeio de escuna é imperdível, pagamos R$ 20,00/cada na época.
As praias de Paraty ficam afastadas da cidade e a melhor maneira de conhecê-las é fazendo um passeio de barco, incluindo as ilhas da região. Um dos roteiros mais conhecidos é o que leva às ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, Algodão e Catimbau, e às praias Vermelha e da Lula. Quem busca praias desertas deve optar pelo passeio que segue para Saco do Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá e Ponta Negra. Para apreciar alguns dos cenários mais bonitos da região, como a rústica praia do Sono uma hora de caminhada) e as piscinas do Cachadaço.
Depois de um dia na praia, a pedida é tomar um banho de água doce nas cachoeiras de Paraty. Muitas ficam bem próximas - a menos de dez quilômetros do Centro da cidade - e prometem grandes emoções, como o escorrega da cachoeira do Tobogã e a "tirolesa" da Ingrácia, nós não conseguimos ir, pois minha amiga sofreu um pequeno acidente e machucou o dedo.
A noite é animada no Centro Histórico, com bares transados que capricham nos cardápios e na programação musical regada a MPB, bossa-nova e rock. Eu e a minha amiga decidimos comer pizza mesmo, pois os bares estavam lotados.
Paraty é única, em todos os sentidos, quem vai sempre volta e eu voltei novamente 2 meses depois, não há quem não goste."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...