Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

14º dia em território estrangeiro - Graduação sanduíche em Portugal!


Prezados leitores, 

Já se passaram quase 9 anos que eu morei em Portugal pela primeira vez. Hoje faz 14 dias que estou em território estrangeiro novamente, fiquei 2 dias Amsterdam e cheguei nos Açores - Portugal - dia 05/02/17 para cursar um semestre de graduação sanduíche.
Ainda não sinto aquela vontade urgente de voltar, mas também não me sinto tão em paz, parece que estou meio lá e meio cá, não tenho amigos aqui ainda e fico boa parte do tempo no whatsapp, vendo séries e filmes ou caminhando pela cidade.
Foi uma escolha minha, mas morar fora tem muitos momentos doces e amargos, afinal é preciso ter muita coragem pra largar o conforto do quarto, o colo e a comidinha da mamãe, a segurança do Pai, a convivência com familiares e amigos e etc. E a mudança mesmo que por um curto período (a princípio), mesmo que pela 3ª ou 4ª vez vai trazer memórias para o resto da minha vida e me mudar para sempre!
Morar fora está entre meus maiores desafios e as melhores decisões que já tomei na vida, pois cada vivência teve sua importância e objetivo, agora estou em um nível diferente e mais profundo, que é me dedicar a área acadêmica numa Universidade estrangeira, que é um sonho que está sendo realizado. Sinto-me muito agradecida à minha família que me ajudou a realizar este sonho!
O que sempre me fascina nesta vida de intercâmbios, são as oportunidades de me conhecer melhor e fazer novas amizades, vivenciar outras culturas, conhecer lugares incríveis que eu jamais conheceria se não tivesse me atirado no mundo, aprender outras línguas, provar pratos típicos, conhecer e ter outros estilos de vida e visões de mundo e agora aprendendo uma nova metodologia de ensino.
Mas nem tudo é um conto de fadas, existem momentos amargos também, como os eventos que eu simplesmente irei perdê-los, muitos deles não vão se repetir jamais, como casamentos, formaturas, nascimentos, batizados e enfim... isso dói muito. 
E sem falar em não ter aqueles abraços das melhores amigas num momento difícil, pois tem horas que falar virtualmente não ajuda tanto, nada neste mundo substitui o efeito de uma presença, do calor humano.
Por mais que eu seja Luso Brasileira, serei sempre uma estrangeira, mesmo em Portugal. Não me parece ser tão fácil conseguir atuar na área que eu me formei, talvez a cidade que estou morando não ajude muito neste sentido, enquanto tem 1 vaga aqui, em Lisboa ou Porto tem 20 vagas na minha área. Ontem eu recebi uma ligação de uma empresa americana, pois me candidatei a inúmeras vagas nos sites de emprego daqui, mas fiquei nervosa, não fui bem na entrevista em inglês, fiquei muito chateada, mas fazer o que, preciso estudar mais.
Alguns desentendimentos culturais acabam sendo muito normal por aqui, principalmente pela diferença entre o Português falado no Brasil e em Portugal. 

Segue abaixo meu vídeo contando a experiência de ter sido aceita na Universidade dos Açores:


Embarquem comigo em mais esta jornada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...