Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Forma de avaliação da UAÇ em Portugal - Erasmus #Minha Experiência #Parte 2

Olá pessoal,

Voltei pra contar-lhes sobre o desfecho da situação que eu relatei no post anterior (leia aqui)
Eu solicitei a revisão do exame por e-mail, apesar de ter sido informada pelos colegas que eles não curtem muito isso, pode ser interpretado como: "Estás a desconfiar do meu trabalho/avaliação?". Enfim, a revisão foi concedida e ocorreu na véspera do exame final, dia 07/06. E lá fui eu com meu coração apertado e com uma mistura de sentimentos, mas disposta apenas a entender o que se passou, quais eram os critérios de avaliação e ter um direcionamento melhor para os estudos, não para brigar ou contestar a nota (que bateu tão mal pra mim).
Fui recebida muito bem pelas docentes da disciplina, que me deram algumas dicas para o exame do dia seguinte, e esclareceram como de fato as questões práticas devem ser respondidas (ainda que não esteja explícito na pergunta, como penso que deveria).
Quando peguei no exame, era realmente o que eu já suspeitava, das 20 questões objetivas (que valia 10), eu acertei 11 questões e a parte discursiva (que também valia 10), eu tirei apenas 0,5 . Ou seja, praticamente nada do que eu escrevi foi considerado, mas a grande questão é que, não estava errado o que eu escrevi, apenas não estava como elas exigem. Aí eu perguntei: 
- "Mas o que eu escrevi está errado?"
- "Não!", mas deveria ter colocado isso e isso. 
- OK!

Não existe meio certo, ou a questão está perfeitamente correta ou é literalmente ZERO, sem choro e nem vela.
Se o enunciado de uma questão diz: "Escreva sucintamente sobre.....", eu entendo que é para escrever resumidamente sobre o assunto, mas não!! As 8 linhas escritas não foram suficientes, era preciso "psicografar" a teoria inteira e de preferência com a linguagem dos livros, slides e apostilas, pois escrever com as nossas palavras também pode nos tirar alguns pontos.  
A revisão do exame foi excelente, melhor do que eu esperava. Pra variar, fui informada que o exame seria prático e não teria questões objetivas, nessa hora cheguei a pensar: "Aiii meu Deus, será que vale a pena passar por esse estresse e correr o risco de chumbar de novo?"
Mas decidi não desistir, foi preciso muito foco, força e fé, a ansiedade estava em nível elevado. 
Neste mesmo dia, já tinha conferido o resultado da outra disciplina, consegui passar direto (raspando), sem precisar ir a exame final, isso ajudou a relaxar!!! Ufaaa!!!
Fui pra casa e caí dentro dos apontamentos das aulas e no dia seguinte fui para a biblioteca bem cedo e passei o dia inteiro estudando, nem consegui dormir e comer bem, de tanta ansiedade.
Chegou a hora do exame, lá estava eu firme e forte, era tudo ou nada!! Foram 5 questões, 4 delas práticas e 1 objetiva, valendo 20 pontos no total. O tempo do exame normalmente é de 1h:30min, mas a professora deu 45 minutos a mais. 
Nunca escrevi tanto em um exame, uma das questões ocupou uma página inteira, cerca de 30 linhas ou mais. Devido ao tempo, uma das questões eu não consegui desenvolver e pra não dizer que deixei em branco, escrevi apenas 2 linhas.
Quando terminei o exame, saí chorando da sala de tanta felicidade!! Missão cumprida!! 
Fui caminhando pela orla da praia sem destino, parei em um restaurante para finalmente comer alguma coisa e claro que pedi uma merecida cerveja bem gelada pra relaxar. 




Durante estes 4 dias, entrei no e-mail da turma muitas vezes para ver se a nota havia sido lançada e hoje estava lá, passei raspando, mas passei!!! A sensação é de “Ufa… nem acredito… consegui… Meu Deus… valeu demais…”



Curtam a página do blog no Facebook para acompanhar as próximas postagens.

Não deixem de se inscrever no canal do YouTube e acompanhar os próximos vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...